domingo, 18 de outubro de 2020

Dados Biográficos de Elisabeth Loibl

  

Imagens do Perfil no Facebook (by Helena Schaffner)

CERTIFICAÇÕES DE ELISABETH LOIBL


Dados Pessoais

                           27 de dezembro 1942  - Ulm, Alemanha            

Brasil desde 1948         

Viúva de Sergius Erdelyi desde janeiro 2015

 

Escolaridade / Superior

                  

Instituto de Educação Beatíssima Virgem Maria, São Paulo                    

- Ordem das Damas Inglesas                              

Colégio Benjamin Constant, São Paulo                                

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – OSEC,  São Paulo

- Graduação em Letras Anglo Germânicas                                   

Universidade de São Paulo – USP                              

- Arqueologia brasileira (Afloramentos Líticos)

                                  

PALAVRAS DE ABERTURA DO BLOG!

E INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE OS MUSEUS!


Hoje, em que comemoramos 1 ano de REABERTURA  DOS MUSEUS SERGIUS ERDELYI, decidi fazer uma homenagem diferente. Venho amadurecendo há semanas  o que fazer para tornar o Museu conhecido, mas não tanto fisicamente, porém o que envolve cuidar e manter um Museu, e o que resultou dessas reflexões...  é este blog e o conteúdo dele, o qual falará por si, claro, desde que seja lido ;-).

A começar, sugiro lerem o PERFIL, onde faço um resumo do que me motivou de forma concreta e objetiva, mas há outros motivos subjetivos, como em tudo que fazemos. Estes serão detectados por cada um na medida em que forem lendo e vendo, no caso as postagens de OUTUBRO 2020, que conterão informações chaves sobre Sergius (Biografia e Currículo), mas também sobre minha história com o Museu e como fui parar nos Museus, pois foi exatamente por causa dos Museus que começou minha trajetória com Sergius Erdelyi e com Elisabeth Loibl - vejam o post O MuSEu SE e Eu!

Preciso ENFATIZAR que haverá muitas REVISÕES neste blog como um todo, que farei aleatoriamente, pois quem escreve e monta blogs e outros, sabe que precisamos deixar de "molho" tais, para retomar em outros momentos, com "olhos novos", ou novos olhares e o que antes parecia certo e bom, de repente, parece absurdo não se ter visto e melhorado. E assim também é com nossa vida: sempre temos algo a melhorar. Normal.

E agora seguem os  AVISOS IMPORTANTES:

REINAUGURAÇÃO DOS MUSEUS SERGIUS ERDELYI!

Obra da Série Digital de Sergius - by HS


 AGRADECIMENTOS E DETALHES DA

REINAUGURAÇÃO DO MUSEU SERGIUS ERDELYI

Agradecemos a TODOS que nos prestigiaram com sua presença pela REINAUGURAÇÃO DO MUSEU SERGIUS ERDELYI, dia 18 de Outubro de 2019, às 15 horas, desde o Prefeito a Vereadores e outros, bem como aos funcionários e alguns “ex-funcionários de Sergius Erdelyi e convidados diversos ligados a ele por razões específicas, como João Borges, fotógrafo oficial de suas obras, que desta vez veio apenas para curtir o evento e Werner de Figueiredo, que fez o vídeo sobre a Vida e Arte de Sergius em 2012 para a exposição em Viena, bem como Marcelo Cavalli e esposa Silvia por cobrirem o evento, conforme sua própria postagem.

Mas, por se tratar de um Museu de Arte, desejamos destacar alguns presentes deste setor, que nos prestigiaram com sua presença, em homenagem a Sergius e a esta importante data.

CONVIDADOS LIGADOS À ARTE E/OU PELA AMIZADE COM SERGIUS

O MUSEU EMOLDURADO PELA NATUREZA!

 SHOW DE ARTE À PARTE: A BELEZA DA NATUREZA!

Vista da janela da Sala Sergius Erdelyi - Acácia em flor!

A beleza da natureza é algo ímpar - e, sem planejar, fui fazendo fotos, em épocas diferentes, e salvando e assim, sem querer, montei um pequeno álbum de plantas e flores em torno do Museu que merecem ser apreciados, visto que algumas flores não existem mais - foram um caso único, que registrei via foto e depois não nasceu mais. É  que eu não tinha contato semanal com o Museu, salvo isso se mostrasse necessário, uma vez que, conforme já explicado, havia outras tarefas, muitas na verdade, que eram executadas simultaneamente. 
A foto acima tomei enquanto montava a Sala Sergius Erdelyi. E algumas na sequencia também. 

MINHA FALA PELA REINAUGURAÇÃO DO MUSEU!

...NÃO FALADA, POR ISSO SEGUE AQUI PARA REGISTRO! 

Estou em frente da placa de reabertura!
A placa ficou escura e será refeita!

Como não consegui fazer minha Fala no ato da reinauguração devido a alguns imprevistos, deixo-a aqui registrada face aos vários detalhes importantes que ela contém para futuros visitantes do Museu inclusive (vejam post à parte contendo as imagens de cada sala e seu conteúdo).

Caros Convidados!

Por termos em nosso meio especialistas em Arte e Museus, vejo-me na obrigação de dizer umas palavras sobre o critério usado na montagem em relação a algumas salas em especial.

Dito isso, começarei pela primeira sala, onde o Autorretrato do Sergius está pendurado "lá em cima", fora do alcance visual normal. Sergius está “velando” pelo Museu lá “do Alto” – esse foi o critério!

As próximas duas salas contem as obras produzidas nos anos 60, após Sergius se aprofundar nos estudos do teólogo Teilhard de Chardin, a ponto desta série ter sido denominada pela Dra. Sàrolta de Viena, pela Série Teilhard de Chardin.

Just in time: Dra. Sàrolta Schredl (ler Xárolta), visitou os Museus e a Casa Sede onde Sergius tinha seu Atelier, em novembro de 2011, para em 2012 realizar uma Retrospectiva no Künstlerhaus em Viena, no caso, em outubro de 2012. (Veja detalhes no link do SITE SERGIUS ERDELYI, em POSTAGENS ESPECIAIS).

sábado, 17 de outubro de 2020

TOUR VISUAL PELOS MUSEUS SERGIUS ERDELYI!

IMAGENS COM OS MUSEUS I, II E A SALA SERGIUS ERDELYI MONTADOS! 

Aproveitei uma antiga placa, à qual tive que acrescentar a data de partida de Sergius do Planeta Terra (e ao não encontrar quem o fizesse por aqui, o fiz com caneta a prova de água), placa que serve para indicar a presença de Museus no Espaço Municipal Sergius Erdelyi, que foi adquirido pela Prefeitura de Tijucas do Sul. Vejam alguns detalhes sobre a aquisição na Biografia sobre Sergius, em POSTAGENS ESPECIAIS.

As fotos foram feitas por mim para registrar o Museu pronto - portanto, a ideia era usá-las para arquivo - e, no caso, servem de arquivo via blog, onde as pessoas, que não terão chances de conhecer o Museu, poderão ver parte das obras, e conhecer  a história do Museu, digo, da Remontagem dele, e no link POSTAGENS ESPECIAIS, a história destes e do Museu anterior, que foi o primeiro, construído no Recanto Saltinho.

Nota: se vocês clicarem em cima da imagem inicial, podem ver todas numa sequencia, e em tamanho grande - depois ainda podem ler os detalhes abaixo de cada. Ou ao inverso.

MONTAGEM DO MUSEU E DA SALA SE!

 SE = SERGIUS ERDELYI

Desmontar ambos os Museus foi fácil - complexa foi a tarefa de reordenar as obras e criar uma sequencia o mais lógica possível. Aqui mostrando a fase 2, ou seja, as obras já estavam de volta ao Museu I, agora reformado quanto ao novo piso e pintura das paredes, bem como a sanação de alguns problemas de infiltração e umidade (mas que ainda exigem cuidados). Vejam como mudam os planos: ao invés daquela obra, perto da janela, coloquei lá o Dragão (que verão no post do Museu pronto).

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

MuSEu SE e Eu!

 – Tudo começou com Vicky, uma cachorrinha...

Vicky e eu em setembro de 2011, com meu lindo poncho,
feito por minha amiga de adolescência, que estava de visita.

Diante da hercúlea tarefa de remodelar um Museu, revivi os primeiros dias de tensão e desconforto, na verdade foram semanas, quando me deparei com o gigante império de obras de Sergius Erdelyi, a ponto de ter pedido para a assistente anterior voltar ao cargo e me dispensar desta tarefa insana que começou por causa de Vicky...

Quis o destino que, em função de ter que castrar uma cachorrinha, eu conhecesse final de abril de 2011, o que denominei na época de Parque de Esculturas, pois que a extensão veterinária da PUCPR estava sediada dentro desse Parque, onde se encontram os Museus de Sergius.

Enquanto esperava Vicky ser operada, fui andar pelo parque e ao ver uma das curiosas “casas”, de porta aberta, entrei e perguntei o que era aquilo? Digo: como assim existia em uma cidade, que poucas pessoas conheciam de nome, algo assim incrível, que nem na Europa eu havia visto? Um Museu a céu aberto...

VICKY E MIMI USADOS PELO DESTINO

Currículo de Sergius Erdelyi

 


Síntese Biográfica de Sergius Erdelyi