domingo, 18 de outubro de 2020

REINAUGURAÇÃO DOS MUSEUS SERGIUS ERDELYI!

Obra da Série Digital de Sergius - by HS


 AGRADECIMENTOS E DETALHES DA

REINAUGURAÇÃO DO MUSEU SERGIUS ERDELYI

Agradecemos a TODOS que nos prestigiaram com sua presença pela REINAUGURAÇÃO DO MUSEU SERGIUS ERDELYI, dia 18 de Outubro de 2019, às 15 horas, desde o Prefeito a Vereadores e outros, bem como aos funcionários e alguns “ex-funcionários de Sergius Erdelyi e convidados diversos ligados a ele por razões específicas, como João Borges, fotógrafo oficial de suas obras, que desta vez veio apenas para curtir o evento e Werner de Figueiredo, que fez o vídeo sobre a Vida e Arte de Sergius em 2012 para a exposição em Viena, bem como Marcelo Cavalli e esposa Silvia por cobrirem o evento, conforme sua própria postagem.

Mas, por se tratar de um Museu de Arte, desejamos destacar alguns presentes deste setor, que nos prestigiaram com sua presença, em homenagem a Sergius e a esta importante data.

CONVIDADOS LIGADOS À ARTE E/OU PELA AMIZADE COM SERGIUS

ESTELA SANDRINI, ex-diretora Cultural no MON, artista plástica pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná com cursos de aperfeiçoamento no Maryland Institute of Art, nos Estados Unidos da América  é conselheira de vários Museus.

Vale salientar que SANDRA FOGAGNOLI, ex-coordenadora do planejamento cultural do MON (com extenso currículo), queria estar presente, mas não pode vir, o que também foi o caso de ARIANE AZAMBUJA SALGADO, Mestre em Patrimônio e Museologia, entre outras formações.

Com muito prazer registramos a presença de FERNANDO BINI (e esposa), professor de História da Arte na PUCPR há décadas,  Crítico de Arte, Curador e Membro do Conselho do MON e grande amigo pessoal de Sergius.

O mesmo podemos dizer do IRMÃO CLEMENTE IVO JULIATTO, Reitor da PUCPR por 16 anos; com pós-doutorado em Administração Universitária  em Harvard e  Doutorado em Administração na Columbia University, em Nova Iorque e grande amante das artes, bem como de

MÁSIMO DIRKSEN DELLA JUSTINA, que sempre acompanhava Irmão Clemente nas visitas a Sergius, e que acabou se tornando amigo pessoal de Sergius e Elisabeth, e é outra sumidade com graduações em Matemática e Filosofia, bem como em Ciências Econômicas pela London School of Economics e Doutorado em Engenharia, dando  aulas e palestras na PUCPR e entrevistas em rádio, TV e jornais, no âmbito da Geopolítica.

PIETER TJABBES – CONVIDADO ESPECIAL

Finalmente nossa gratidão especial a PIETER TJABBES, formado em Artes na Holanda, país de sua origem, onde foi diretor do Museu Stedelijk, depois, já no Brasil, diretor do Museu de Arte Moderna em SP,  Gerente Internacional da Bienal de 95 a 2002, e atual diretor sócio-proprietário da ART UNLIMITED, sediada em SP – quem não lembra da famosa exposição de O MUNDO MÁGICO DE ESCHER?

Pieter, que apelidei de padrinho do Museu, veio de São Paulo para nos prestigiar, após lançar no Rio a grande exposição O EGITO ANTIGO, motivo pelo qual transferimos a reinauguração. Detalhe: ao revisar este texto hoje (17/10) e buscar por um link da exposição mencionada, qual minha surpresa ao ver que ela reabriu dia 16/10/2020. Fiquei feliz por Pieter e sua equipe.

OUTRO CONVIDADO A DESTACAR foi o Diretor do Paraná Turismo, JOÃO JACOB MEHL, que mesmo tendo uma agenda apertada, apareceu por uma hora e ficou simplesmente encantado com o complexo que envolve o Parque de Esculturas e o Museu e disse que voltará para fazer um documentário!

FALAS DURANTE A REINAUGURAÇÃO

AS FALAS então se restringiram a Elisabeth, que destacou o alívio e o prazer de poder ver concluído o Museu e meus serviços relacionados a tal conclusão, o Prefeito que falou do que ele representa em termos de turismo e cultura, e negritando tal, falou também o João Jacob, mesmo com a voz rouca e o tempo escasso.

Minha fala, que deveria enfatizar alguns aspectos técnicos e logísticos ficou de fora devido ao calor incomum do momento, o que também motivou Pieter Tjabbes a dizer que preferia fazer sua fala  durante o coquetel, após todos terem se refrescado com algum bebida... e deste modo acabou não fazendo, porque no local cada um foi conhecer ou rever cantos e recantos da ex-Fazenda São Francisco, atual Espaço Sabiá Laranjeira... E as falas ficaram de falar...

A CONFRATERNIZAÇÃO NO ESPAÇO SABIÁ LARANJEIRA

As poucas fotos que seguem tirei durante  coquetel que foi servido no Espaço Sabiá Laranjeira, mostram como todos interagiram de forma harmoniosa.

E isso ficou visível no ambiente: leveza e bem estar, inclusive porque os anfitriões, Jane Dissenha Fagundes (ex-Secretaria de Turismo e atual proprietária do Ô de Casa e Etc. e Tal), bem como Marília (sua filha) e Bruno, conseguiram dar essa leveza a ex-casa de Sergius e sede do Atelier, atual ESPAÇO SABIÁ LARANJEIRA, inserindo não somente alguns móveis mais leves e coloridos, como inspirando a um aconchego do tipo: sinta-se em casa! Inclusive foram elogiados por Pieter e isso merece ser citado.

Sendo assim, contabilizamos o evento como um sucesso em todos os sentidos, com direito a pequenos imprevistos, naturais em todos os eventos, como o curioso incidente quanto ao tradicional corte da fita, que ficou para o final, visto que as pessoas foram chegando e entrando no Museu dado ao calor do momento e Pieter, na hora da sua despedida (no sábado, após um almoço), disse que talvez adotasse este novo modo... tirando sarro da situação ocorrida.

FINALMENTE reiteramos nossos votos de gratidão pelos que nos prestigiaram com suas presenças, em nome de

Sergius Erdelyi (in memoriam) e  Elisabeth Loibl

Texto e Imagens de Helena Schaffner 

Nota: ainda vou inserir imagens que não tenho no momento em casa, onde estou formatando o blog.

Irmão Clemente e Werner de Figueiredo

Pieter Tjabbes de camisa branca
Estela Sandrini ao lado do Prof. Bini 


Irmão Clemente num papo animado com Laertes à direita (de costas). 40 anos motorista de Sergius, do lado dele, Herondi Santos, motorista de Sergius e hoje de Elisabeth, do lado Josiane Vasel, funcionária da Panagro há mais de 15 anos e a esquerda do Irmão Clemente, Danilo, que era a mão direita de Sergius, literalmente, no sentido de concretizar os projetos de arte tridimensionais, a maioria de grande porte, que envolvia ainda outros funcionários, como Dinis, que não estava presente. 

Elisabeth Loibl Erdelyi conversando com sua instrutora de Pilates Nayara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário